Tem dificuldade em cumprir prazos no trabalho? Em manter a concentração numa tarefa por mais de 15 minutos? O facebook não lhe dá descanso? Os intervalos para o cigarro e para o café são mais frequentes do que a sua consciência aceita como razoáveis? A cadeira da sua secretária teima em não deixar que você sossegue? Provavelmente é um adulto com Hiperactividade e Défice de Atenção!

Como lidar com a situação sem comprimidos nem rituais?

Por ser o local onde tipicamente passamos metade do tempo em que estamos acordados, o emprego torna-se num palco onde se condensam todas as nossas angústias e frustrações.

Neste sentido, antes de odiar o seu emprego, pergunte-se o seguinte:

1- A dificuldade em começar e manter uma actividade, por ser invadido por um sentimento que não consegue tolerar, é exclusiva do seu trabalho ou é transversal a outras áreas da sua vida?

2- Não terá a distracção a utilidade de desviar a sua mente de assuntos que são incómodos, também no trabalho?

3- Será a agitação física um reflexo de ansiedades que não estão restringidas apenas ao seu emprego?

4- Que espaço emocional quererá “preencher” com todos os rituais, como o facebook, o cigarro e a troca desenfreada de emails com piadas giras?

5- Duvida frequentemente sem se aperceber, da sua capacidade de lidar com alguns assuntos que não domina, seja na sua vida pessoal ou profissional?

6- Poderá ser a fixação nos problemas do trabalho uma distracção de outras questões incómodas da vida pessoal? Ao pensar sobre o trabalho que lhe dá as várias áreas da sua vida, quem sabe, o seu emprego pode tornar-se um local pacífico!

 


* Artigo Cordialmente Publicado No Portal iSabe @ Jornal I

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.